sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Châteaux (Região Serrana)


por: Nina Fernández


Esse não foi o primeiro, nem o segundo, nem o terceiro e sem dúvida não será o último check-in no Châteaux!


Essa charmosa casinha localizada na Estrada União e Indústria, para o lado menos movimentado da estrada, começou como distribuidora de vinhos para restaurantes da região e eventuais clientes que por ali passavam. Foi com meu pai – grande apreciador de vinhos – que conheci o local, que ainda funcionava como loja de vinhos. A diversidade da adega deles chama atenção, são mais de 400 rótulos, e para nós, que possuímos um fornecedor de rótulos espanhóis em Itaipava foi um achado, pois passamos a diversificar!

Aos poucos eles foram acomodando mesinhas para que os clientes pudessem degustar ali suas compras. Entre pedidos e sugestões começaram a servir aperitivos,  e um belo dia abriram sua cozinha!

Com ambiente agradável, poucas mesas (13 para ser mais exata) na varanda que é fechada com portas de vidro e tem ar condicionado para os dias mais quentes. Sempre tocando um jazz/blues de boa qualidade, a recepção não poderia ser mais agradável! Além de perguntarem se o cliente deseja o couvert (já mencionei aqui o quão deselegante acho não fazerem isso) oferecem uma taça de um ótimo espumante por conta da casa!
Alho ao forno com cesta de pães
quentinhos e azeite
No meu último check-in (10/01/2012) estava sozinha e era terça-feira – a casa estava vazia! Não quis o couvert inteiro, mas como já sou velha conhecida sempre faço minhas adaptações e pedi apenas o alho assado com uma cestinha de pães. Essa é apenas uma parte do couvert! O alho leva em torno de 15 minutos para vir a mesa e chega quentinho, o que nos dá a garantia de que é feito na hora! A cesta de pães veio  com mini baguetes, pão integral e a deliciosa focaccia  (todos bem quentinhos). Depois da tacinha de espumante pedi uma meia garrafa de vinho tinto – infelizmente não sei dizer qual foi o vinho, deixei a critério do sommelier, que apenas o escolheu depois que foi decidido qual seria meu prato!
Nenhuma das vezes que estive lá escolhi meu prato sozinha, opto sempre pela sugestão do chef - nesse dia não podia ser diferente!
Magret de pato com purê de batata baroa
com  capuchinha e molho adocicado
A sugestão do dia foi um prato que  eu amo – magret de pato com purê de batata baroa!
A apresentação do prato estava linda (como vocês podem ver nas fotos), decorado com as flores comestíveis capuchinha e um molho adocicado fazendo desenhos no prato.
Para finalizar o almoço tomei um café expresso super cremoso! Em resumo, as visitas ao Châteaux são sempre agradáveis, seja apenas para abastecer sua adega ou para desfrutar uma ótima refeição.


O cardápio não está entre os mais caros, mas está longe de ser barato! Neste dia gastei em torno de R$ 80,00.
Nunca precisei fazer reserva, mas se optar por subir a serra apenas para almoçar por lá sugiro dar uma ligada e garantir sua mesa!


por: Sylvia Pozzobon
Bem, eu não fui neste dia com a Nina no Châteaux, mas quando ela decidiu publicar este post eu não me agüentei e inseri aqui algumas breves impressões sobre este adorável local, no qual estive por volta de setembro de 2011.
Foi meio por acaso, estávamos dirigindo ali pela Estrada União e Indústria em busca de uma fábrica de móveis que não encontramos, a fome acabou chegando e sem querer escolhemos o Châteaux para almoçar e fomos recebidos com espumante artesanal da casa, maravilhoso!
O atendimento é primoroso e a idéia de escolher o vinho diretamente nas prateleiras é bem bacana. Escolhemos o Decero, um Cabert Sauvignon que amamos (em torno de R$ 60,00).
O meu prato, guardei a foto, mas não me recordo exatamente seu nome, apenas me lembro que era muito gostoso: um peixe com banana frita e arroz de brócolis!
Enfim, recomendamos esse local seja para almoço ou jantar, é sempre uma ótima opção: agradável, gostoso, acolhedor e bom atendimento!

(24) 2222-1118
Estrada União e Indústria, 12.590 - Itaipava



4 comentários:

  1. Que tal uma visita ao Clube do File de Itaipava?! As carnes sao divinas e o lugar uma delicia... Vale a dica!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Obrigada pela dica, vou falar com a Nina!!! Cadastra-se para receber sempre as nossas dicas! beijosss

      Excluir
    2. Pode apostar que iremos! Já fui algumas vezes!! Obrigada pela dica!

      Excluir